Presente em 10 cidades do interior e quatro capitais brasileiras, companhia vê no formato do evento como uma oportunidade para o desenvolvimento local
São Paulo, julho de 2023 – Os Shoppings Centers brasileiros superaram os desafios do período pós-pandemia. É o que mostram os dados da Associação Brasileira de Shoppings Centers, a Abrasce, que divulgou o Censo Brasileiro de Shopping Centers 2022-2023. No período, o faturamento foi de R$191,8 bilhões, se aproximando do volume registrado em 2019 e com crescimento de 20,5% comparado a 2021. Mas o setor tem potencial para crescer ainda mais, como vê a Partage Shoppings Centers, administradora de 14 empreendimentos pelo Brasil, que inicia uma série de Fóruns com foco no desenvolvimento do varejo em todas as regiões de atuação da empresa.
Os eventos reúnem grandes lideranças dos setores privado e público das regiões e também empresários de importantes marcas do varejo nacional. O objetivo da Partage, que tem shoppings localizados nas 5 regiões do país, é levar informação e criar conexões que geram desenvolvimento para cidades afastadas de grandes centros urbanos. O Fórum de Desenvolvimento da Região discute como potencializar o crescimento local, vantagens, vulnerabilidades e quais estratégias podem ser postas em prática para valorizar as potencialidades da cidade dentro do varejo, de olho no cenário atual e nas perspectivas para o futuro.
O circuito destes eventos começou em 2022 em Mossoró/RN e já passou por várias outras cidades como Arapiraca/AL e Poços de Caldas/MG. Para o segundo semestre de 2023 estão programados mais três. Em agosto, o Fórum de Desenvolvimento acontece em Jaraguá do Sul/SC (dia 31). Já em setembro, na cidade de Betim/MG. A última edição deste ano será em Rio Grande/RS, na segunda quinzena de outubro. Enquanto isso, a empresa já planeja a evolução da estratégia para 2024.
“A estratégia dos Fóruns de Desenvolvimento vem sendo posta em prática em nossos empreendimentos desde o último ano. Esses eventos trazem um retorno muito relevante para as regiões e são fundamentais para impulsionar o crescimento do comércio regional”, afirma Adriano Capobianco, Diretor Comercial e Novos Negócios da Partage Shoppings Centers.
A ideia da companhia é manter os Fóruns anuais, em todas as 14 cidades onde atua no Brasil. “É um evento que ganha cada vez mais importância a cada nova edição. Os desafios do varejo mudam constantemente e essa é uma ótima oportunidade para nos mantermos antenados aos principais desafios e oportunidades de cada uma das regiões onde atuamos, especialmente as 10 cidades do interior, onde os desafios são diferentes e específicos de cada lugar”, conclui o executivo.